måndag 13 juli 2009

Algum turismo

Neste fim-de-semana finalmente algo turístico hehehe. Na sexta-feira eu só estudei sueco e dormi mesmo, mas sábado veio pra Estocolmo o Juan, um amigo argentino do Mateus que está estudando em Lund. Daí aproveitei pra fazer a rota turística com eles. No sábado aproveitamos que não chovia e até tinha um solzinho e andamos por Södermalms (sul de Estocolmo) e Gamla Stan (cidade antiga). Quando passamos por Riddarsholm, uma ilhazinha onde fica uma igreja antiquíssima, lá tinham aparentemente umas milhares de pessoas dum encontro mundial de corais de igreja ou algo do gênero.
Ainda não fui em nenhum museu nem nada do gênero, foi mais um passeio no estilo sightseeing. Quando voltar a chover será um momento mais propício para visitar museus hehehe. Bom, depois de cansar de andar, encontramos o Reynaldo (salvadorenho - ou sei lá como chamam quem vem de El Salvador - da turma do Mateus) e fomos tomar uma Guinness num pub em Gamla Stan. O pub era legal e parece que à noite tem um pessoal que toca lá. Outro dia vou conferir!
Ontem resolvemos ir pro arquipélago, que o Mateus também ainda não tinha visitado. O Reynaldo queria ir também mas desistiu dizendo que iria chover, mas errou na previsão. Fez sol mas não estava muito quente nem muito frio, então estava agradável (kanske kan man säga "väder var lagom"?). Uma hora e meia de viagem de barco até a ilha de Grinda, lá ficamos a tarde toda na praia, aproveitando que o tempo estava bom (o que tem sido raro por aqui). Deu pra pegar um sol, ficar de havaianas e bermuda, dar um mergulho e tal. Nadar muito é que não dava... só entrar um pouco na água e sair logo pra não congelar! :P Mentira, a água não tava tão fria assim não, mas como o sol não tava esquentando muito e tava um ventinho, nem era a boa ficar muito na água fria hehehe.
A ilha é bem tranquila - como tudo por aqui até agora - e é um passeio bem legal. Tinha também um pessoal que estava acampando lá, o que não me parece ser uma má idéia! Uma coisa que deu pra observar também é que os suecos realmente gostam de náutica, vários barcos, lanchas e veleiros passando pelo arquipélago a todo o momento.
Quando voltei pra casa, foi também a primeira vez que me aventurei a de fato cozinhar alguma coisa por aqui, hehehe. Há alguns dias eu tinha comprado uma massa daquelas recheadas (queijo e espinafre :D) já pré-prontas e resolvi fazer isso para jantar. Mas foi só aí que eu me lembrei que eu deveria fazer algum tipo de molho pra massa e, hmm... acho que molho de tomate não ia combinar... molho branco eu não sei fazer... eu ainda teria que sair pra ir ao mercado... ok, sem molho mesmo. Mas até que não ficou ruim não ;P

-x-

Hoje, segunda-feira, de volta pra aula de sueco pela manhã e agora à tarde vou pagar logo tudo que estou devendo já que descobri que não preciso mostrar pro governo que eu tenho dinheiro (vide post anterior).

-x-

Comentário rápido quanto ao sueco: tendo aula de sueco todo dia, falando por email em sueco com o Björn e a Hanna pra combinar a viagem no fim-de-semana, parece que estou progredindo! Mas por mais que esteja mais fácil escrever, falar ainda é muito difícil... veremos se passando uns dias em Öland melhora um pouco a situação! :)

-x-

PS: Sem fotos por enquanto, atualizo quando comprar o computador!

2 kommentarer:

  1. vai ficar com sotaque de öland, vão achar que ce é caipira! hahahahahaha

    SvaraRadera
  2. Receita de molho branco básica:

    Compre cebola, manteiga, leite e farinha de trigo;
    Derreta aprox. 2 colheres de manteiga numa panela, e acrescente meia cebola (pequena) picada. Quando a cebola estiver amarelinha, acrescente farinha de trigo (2 colheres aprox.)
    vai virar um bolo.... vai desmanchando este bolo aos poucos com o leite até virar "molho branco" na espessura que você quiser!!
    Fácil, gostoso e barato...
    Bjs do pai e da mãe.
    SAUDADES!!!!!!!!!!!!!!!

    SvaraRadera