torsdag 9 juli 2009

Primeiras notícias

Na real faz agora uma semana que eu já estou por aqui, mas como ainda estou sem computador e sem internet no quarto, fica um pouco complicado pra manter um contato freqüente (com trema!). Então atrasado, mas como o Daniel tava cobrando: aqui está o blog!

-x-

Até agora nem fiz nenhum programa turístico na cidade, por assim dizer. No dia em que eu cheguei (quarta-feira passada, ou como se diria em bom e velho sueco, i onsdags), encontrei a Ann-Marie na estação central de Estocolmo, onde chega o trem que vai do aeroporto ao centro da cidade (um trem bacana chamado Arlanda Express que toca uma mensagem de boas-vindas gravada por uma suposta celebridade sueca de quem eu nunca ouvi falar).
(Nota sobre estação central: uma ótima primeira impressão da cidade! ahhahahah)
De lá fomos de ônibus para a casa dela, onde deixei minhas coisas, descansei um pouco e tal, e lá pras 8 da noite fomos para a 'praia' aproveitar o sol do verão. Tem várias 'praias' por aqui, mas não são bem praias propriamente ditas, tão mais prum cais e umas pedras na beira do lago heheh :) Mas é bom.. água friazinha, tudo bem tranquilo e tal...
Well, fora isso ainda não fiz muita coisa na cidade. Logo no dia seguinte começaram as aulas e comecei a ter que resolver as coisas também... e tudo em horários reduzidos por conta das férias de verão. É ir arranjar linha de celular, comprar celular, abrir conta no banco, trocar dinheiro, comprar comida, pegar as chaves do quarto, etc., ainda não dei conta de terminar todas as formalidades exigidas e resolver logo a questão do computador e da internet. As aulas por sinal vão bem. Muita coisa eu já sabia por conta das aulas que tive ainda no Rio, mas os detalhes de gramática e pronúncia eu tô pegando mais agora. Mas pra falar mesmo tem é que praticar, hehehe. Conheci um brasileiro que já está aqui há um ano mas está fazendo o curso agora, na minha turma, pois ele vai ficar ainda mais um ano estudando aqui (aliás, estou logado na conta dele aqui no laboratório de informática!). Sábado ele me chamou pra ir num get together que ele iria me apresentar alguns de seus amigos, aí conheci a Anna, uma sueca, e tentei manter alguma conversa em sueco, hahaha! Depois de algum tempo fica mais fácil, mas esse início de aprendizado de língua estrangeira é difícil. Penso muito pra formular as frases e depois a pessoa tem que repetir pelo menos duas vezes cada coisa que ela fala pra eu entender. E falando bem devagar, senão embolam-se todos os sons esquisitos dessa língua!
Bom, na semana que vem tem o STHLM JAZZ FEST 2009, devo ir em só um dos dias (Mike Stern! Magnus Lindgren!) e depois vou para Öland encontrar os Vickhoff em sua casa de veraneio. Devo passar o fim-de-semana e depois talvez a semana toda lá. Espero entender melhor as pessoas falando em sueco depois disso!

-x-

OK, acho que por hoje é só. Me mandem as fotos da festa lá em casa! Hahaha

7 kommentarer:

  1. "(Nota sobre estação central: uma ótima primeira impressão da cidade! ahhahahah)" AEEEEEEEEEEE hahahahahahah




    João.
    Brilha muts na Suéçs.

    SvaraRadera
  2. Então é verdade! Existe um blog! :O
    Posso sugerir? Coloca as traduções dessas palavras escabrosas que você aprender! Senão vai ser difícil!
    De resto, faço minhas as palavras do Rafael:
    João.
    Brilha muts na Suéçs.

    SvaraRadera
  3. João.
    Brilha muts na Suéçs. [3]

    SvaraRadera
  4. João.
    Brilha muts na Suéçs. [4]

    SvaraRadera
  5. João.
    Brilha muts... aah deixa, [5] já não tem mais graça.

    SvaraRadera
  6. João.
    Brilha muts na Suéçs. [6]

    SvaraRadera
  7. Fala, João! Beleza?

    Aqui quem escreve é o Pedro Brito. Cara, você me passou o link do seu blog há dias, mas só parei para lê-lo agora, então tenho muito o que ler por aqui até chegar aos últimos posts, heheh.

    Bom, espero que os próximos posts indiquem alguma evolução no idioma viking aí, hehehe

    Abração!

    SvaraRadera