onsdag 15 juli 2009

Kronprinsessans födelsedagen

Ontem foi o aniversário da princesa Victoria, que um dia tornar-se-á rainha da Suécia. Todos os ônibus da cidade rodaram com bandeirinhas suecas tremulando e à noite teve um evento grande em Skansen (um parque/museu em Estocolmo) e também no palácio de verão da família real em Öland, tudo televisionado é claro! Seguindo a recomendação da Ann-Charlotte (nossa professora de sueco), assisti aos eventos quando cheguei em casa, depois de uma tentativa frustrada (*) de visitar o palácio onde reside a família real aqui em Estocolmo (na verdade já fica fora da cidade, mas whatever). Até que foi interessante, nas partes das músicas que (ao menos me pareceram ser) tradicionais ou populares ou algo assim, todas as centenas de pessoas loiras da platéia cantavam junto e passava uma legenda com a letra na TV, daí até dava pra entender alguma coisa. Fora isso, só uma palavras soltas... frases completas só uma ou outra, e das bem simples!

-x-

Comentário rápido sobre (*):
Ontem o Juan voltou pra Lund, mas antes disso tentamos dar continuidade à rota turística indo visitar o palácio onde mora durante o ano a família real sueca, mas chegamos lá e já estava para fechar, então ficamos só no jardim (imenso) do palácio.

-x-

Comentário rápido sobre outros fatos históricos do dia 14 de julho:
Ontem também foi o dia da Queda da Bastilha, e todos os franceses (que são vários) da turma vieram à aula bem vestidos, orgulhosos e portando bandeirinhas francesas. Depois da aula eles foram direto para uma festa que a embaixada oferece aos seus cidadãos para comemorar a data. No final do programa transmitido de Skansen, o apresentador rapidamente felicitou a França pela data.

2 kommentarer:

  1. muito legal tudo, sério! (já tinha visto isso daqui mas nunca tinha parado pra ler de verdade haha)
    e foi no negócio de jazz?
    e ah
    João.
    skina mycket i Sverige

    SvaraRadera
  2. Regina tirando onda no sueco hein!!!

    SvaraRadera