tisdag 18 augusti 2009

Det är roligare på svenska :)

Hejsan!
Hur står det till?
Jag vet att det kan bli svårt att förstå när jag skriver på svenska, men ni måste försöka att lära er lite också!! :P

-x-

Começando com um pouco sobre o fim-de-semana:

-x-

Quinta-feira à noite fomos ao Kulturfestival, eu não sabia ao certo o que tava rolando, mas o Rafik disse que uma banda chamada Apocalyptica ia tocar e garantiu que ia ser um show bom. Estando na Suécia, ir a um show de metal em praça pública é um must hahaha. Fomos eu e Philippe pra Gustav Adolfs torg encontrar o resto do pessoal e assistir ao show. Enquanto esperávamos o metrô na estação mais próxima de Lappis, tentávamos ler (e entender!) as frases escritas em sueco nos murais nas paredes (aqui todas as estações têm instalações artísticas!), enquanto um senhor nos observava e achava graça. Quando o trem chegou, nós entramos e o senhor, também entrando no trem, disse algo como: "Essas são citações antigas, é difícil mesmo entender" e sentou-se em seu lugar. Eu e Philippe como já fazemos volta e meia, começamos mais uma de nossas conversas (ou tentativas de) em sueco. O senhor ouviu, levantou-se, e veio conversar com a gente também. Achou interessantíssimo que nós estamos aprendendo sueco e disse que nos convidava pra uma cerveja ali em Östermalmstorg. Entramos num bar bastante alinhado, cheio de senhores e senhoras, ele nos apresentou brevemente alguns amigos, dizendo "Ele é brasileiro, ele é suíç, e eles estão aprendendo sueco!". Ele contou como era a região de Lappis quando ele era pequeno e se mudou pra lá (ele mora desde 1947 em Ekhagen) e como ela mudou, pra melhor em alguns aspectos, pra pior em outros. Terminada a cerveja, ele se despediu com um simpático "agora vão encontrar garotas no festival!"

-x-

Sexta-feira saí com o pessoal, fomos a um bar/clube que não era lá grandes coisa mas acaba que foi divertido por estar com o pessoal, bater papo e tal. Mas aconteceu algo curioso também... hehehe. Já tinham me avisado que as suecas podem agir de uma maneira bastante diferente da que nós, brasileiros, estamos acostumados. Principalmente se bêbadas hahah. Bom, respondendo logo antes que perguntem: nãaao, naão me dei bem, nãoo rolou naada com nenhuma sueca... maas deu pra ter uma idéia de como as coisas funcionam por aqui hahaha. Estava eu de bobeira encostado na parede, e vem a moça e encosta na parede também, com uma distância razoável. OK, não é comigo. Mas aí ela desliza e chega perto. Bom, agora é comigo. Falo "Hej! Hur är läget?" ou algo do tipo e ela solenemente ignora. OK, não é comigo mesmo. Mais alguns momentos e ela olha pra mim, chega ainda mais perto até encostar em mim. Agora eu olho com aquela cara de "Meu Deus, o que você quer afinal de contas?!" e tento mais uma vez iniciar um diálogo. Resultado: ela desiste e vai pro bar. Hahahaha... é rapaz, eu sou um cara difícil... tem que pelo menos bater um papo antes... hahahah

-x-

Sábado foi o "swedish dinner" do ISS, no Studentkår. De "swedish" a comida não tinha muito, mas parece que na tradição sueca de jantares, o que importa não é tanto a comida, mas o fato de que durante o jantar você tem que beber snaps e cantar :P
Pode parecer estranho, e muita gente comentou que "com carpaccio de entrada não pode ser sueco!", mas até que pra mim fez bastante sentido. Considerando que todos os dias após o jantar em Öland nós tínhamos uma musiquinha (coreografia inclusa) para o "tack för maten", e o fato de allsång ser um tipo de evento tão comum por aqui. Aliás, o jantar sueco até parecia um allsång: tinha uma banda de alunos tocando, tinha o sångledare que puxava as músicas e era o mestre-de-cerimônias, e em cada mesa tinha até um songbook nos esperando, com todas as letras das músicas que ele puxava. "Sidan tre! Hellan går..."

-x-

Agora indo pra outros assuntos...

-x-

Semana passada, conta finalmente aberta, fui depositar minhas coroas suecas no banco. A caminho do banco, passo por uma senhora que trabalha lá e ela: "Hej!". Chego no banco, pego minha kölapp e espero pra ser atendido. Caio na mesa do único atendente com quem eu ainda não tinha falado nas minhas diversas visitas ao banco e ele, como se já me conhecesse: "Hej! Is everything OK now? Have you got your card already?". Daí finalmente pude dizer "Ja!" e depositar o dinheiro. Aproveitei e paguei logo a taxa de ativação da internet também.
Chegando em casa liguei pra Apple pra ver preços de estudante, coisa e tal, e fui atendido por uma moça muito simpática, que é sueca, mora na Irlanda hoje em dia (é, quando ligo pro 0800 da Apple aqui a ligação cai na Irlanda!) mas morou na Alemanha em intercâmbio por um ano, e me garantiu que será uma experiência muito bacana :) Além disso, ela também achou muito bacana que eu estou estudando sueco e falou que ia me mandar um email de follow-up com as informações que ela tinha me dado mas em sueco pra eu treinar, e que se eu não entendesse algo eu podia ligar de novo que ela explicava...

-x-

Ontem eu finalmente fiz o pedido do computador. Liguei pro atendimento da Apple, naveguei pelas gravações em sueco de "tecle 1 pra isso, 2 pra aquilo...", pedi pra falar com a mesma moça simpática e disse, em sueco, que eu tinha falado com ela na semana passada e perguntei se ela se importava se eu tentasse falar só em sueco agora. Hahaha... daí fiz o pedido em sueco, algumas palavras ela me ajudava quando eu não lembrava e tal, mas de um modo geral até que eu fiquei bastante satisfeito com a minha recém adquirida capacidade de me virar em sueco :D
Depois, no email com a confirmação do pedido, veio um comentário extra: "Ditt svenska är ju KANON bra!". Ahá! Algo para se orgulhar! Hahaha

Bom, mas nessa de falar sueco, acabei me esquecendo de pedir pra vir com o teclado americano... ¬¬
Depois tenho que ver se dá pra trocar, porque a remessa do pedido já foi feita ontem mesmo!

-x-

Num comentário meio aleatório, nesses dias me dei conta pela primeira vez que de fato não conheço nada no céu do hemisfério norte. Agora que já fica escuro o suficiente pra se ver um número razoável de estrelas, eu olho pro céu e ele não me diz nada, não parece nem um pouco familiar... É esquisito isso... hehehe
Mais pro fim do ano, chegando o inverno, deve começar a aparecer Orion... mas até lá espero já estar mais à vontade com essas novas constelações hehehe... Pena que esqueci de trazer o meu livro!!

-x-

Tack för att ni läste!
Hej då!

10 kommentarer:

  1. João, acho que a sueca do bar pode ser alemã e não falar uma palavra de sueco....

    SvaraRadera
  2. Existe também a possibilidade de ela ter problemas de audição...

    SvaraRadera
  3. Hahahah, os comentários do Tio Nelson...

    E cara, o que raios quer dizer a observação digna de orgulho, lá do e-mail???

    SvaraRadera
  4. Olha, a moça da Apple pode ter ficado orgulhosa de você e tal, mas depois que o Ricardo e o Blondie lerem sobre sua resistência com a sueca vai rolar um desapontamento (isso é uma palavra?!) ...

    JOÃO, HAR DU INTE NAGON SKAM I KROPPEN? PÕE FOTOS!

    Google tradutor é meu pastor e nada me faltará, amém.

    SvaraRadera
  5. Ei, por um acaso são as mulheres que tem que chegar nos homens aí, é isso mesmo? Hahaha. Sim, seja um menino difícil... ou não, enfim. hahaha
    Nossa, que simpáticas as pessoas daí, como o senhor do metrô e a moça do 0800 (aliás, isso me surpreende um pouco... quer dizer, achei super legal mesmo, mas não sei se é muito comum as pessoas ficarem conversando no 0800 .. se bem que, pensando bem, é de graça, que economia! hahaha).
    Ah, não entendi muito bem a parada do jantar... o que é um "tack för maten"? E eu também nem sei direito o que são "snaps".
    Sobre as estrelas: uou, surreal. Estou imaginando olhar pro céu e não ver o escorpião, as três marias ou nada do tipo... Tenso. Compra um livro aí!

    BEEIJOS, SAUDADES!

    ps: AAAH, O SEU BLOG ESTÁ EM SUECO, SÓ PERCEBI AGORA QUANDO FUI APERTAR "POSTAR COMENTÁRIO" HAHAHA!

    SvaraRadera
  6. Que orgulho de você falando sueco.
    Sério!

    SvaraRadera
  7. Cara, velhinhos random no metrô, suecas bêbadas na night, como assim. Vou pra Suécia hoje.

    SvaraRadera
  8. joão, cadê a foto com as duas suecas que você prometeu? se ficar se fazendo de difícil fica complicado..
    p.s. não precisei de tradutor pra entender "Hejsan! Hur står det till?" e "Tack för att ni läste! Hej då!" YEAH (ok, tem mais a ver com capacidades dedutivas do que suecas)

    SvaraRadera
  9. "se ficar se fazendo de difícil fica complicado.." regina gênia

    SvaraRadera